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Relé
Os relés são dispositivos comutadores electromecânicos.
Representam-se pelo simbolo
Relé Simples | Relé duplo |
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Uma bobina ao ser percorrida por uma corrente, gera um campo magnético no seu núcleo que atrai um ou vários contactos eléctricos, permitindo ligar, desligar ou comutar um circuito eléctrico externo.
No exemplo da imagem, uma bobina ao receber uma tensão nos seus terminais, cria um campo magnético que através do seu núcleo atrai o induzido, fechando os contactos entre os pontos A e B.
Funcionamento relé
No funcionamento de um relé, na sua forma mais comum de aplicação permite três tipos básicos de funcionamento.
- Fig.1- O relé fecha o circuito entre os terminais A e B.
- Fig.2- O relé abre o circuito entre os terminais A e B.
- Fig.3- O relé comuta a tensão que entra no terminal A comutando entre o terminal B e C.
Circuito Relé
No exemplo em baixo mostra-se o circuito de funcionamento de um relé
Esta característica do relé, permite que ao ser energizado com correntes muito pequenas, em relação à corrente que o circuito controlado, possibilita o controlo de circuitos de altas correntes (motores, lâmpadas, máquinas industriais...), directamente a partir de dispositivos electrónicos fracos, (transístores, circuitos integrados, fotoresistores...)
A corrente fornecida diretamente por um transistor de pequena potência, da ordem de 0,1A, não conseguiria controlar uma máquina industrial, um motor ou uma lâmpada, mas pode ativar um relé e através dele controlar a carga de alta potência.
Características Técnicas Relé
Parte Electromagnética
- Corrente de excitação- Intensidade, que circula pela bobina, necessária para activar o relé.
- Tensão nominal.- Tensão de trabalho na qual o relé se activa.
- Tensão de trabalho.- Margem entre a tensão mínima e máxima, garantindo o funcionamento correcto do dispositivo.
- Consumo nominal da bobina.- Potência que consome a bobina quando o relé está excitado com a tensão nominal a 20ºC.
Contactos e Parte Mecânica
Contactos
NC = Normally Closed. NF = Normalmente Fechado.
NO = Normally Open. NA = Normalmente Aberto.
- Tensão de ligação: Tensão entre contactos antes de fechar e depois de abrir.
- Intensidade máxima de trabalho: Intensidade máxima que pode circular pelos contactos quando fechados.
Tipos de Relés
Relé Armadura | Relé Reed | Relé Dip |
---|---|---|
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- Relés de armadura- Os relés de armadura caracterizam-se pela abertura directa dos contactos quando sujeitos a tensão
- Relé núcleo móvel- Os relés de núcleo móvel têm um êmbolo em vez da armadura, sujeitos a tensão movimentam o êmbolo fechando ou abrindo os contactos
- Relé Reed- Reed-switches são interruptores hermeticamente encerrados em ampolas de vidro que quando sujeitos a um campo magnético fecham os contactos
- Rele Dip ou SIP- Relés encapsulados em caixas DIP ou SIP
Ligação de um relé
Relé eletrónico
Os relés eletrónicos diferem dos relés convencionais (mecânicos) sobretudo pela ausência de partes mecânicas. Ambos os tipos de relé têm em comum uma baixa corrente de controle que não precisa de estar relacionada com a carga a ser comutada e estão isolados eléctricamente da etapa de controlo de carga. O relé eletrónico utiliza como comutador um TRIAC ou TIRISTOR, o isolamento com o controle é normalmente feito por um fotoacoplador.
Comparação entre relé mecânico e eletrónico
Características | Relé Eletrónico | Relé Mecânico |
---|---|---|
Estabilidade a choques e vibrações | Elevada | Baixa |
Estabilidade Temperatura | Elevada | Boa |
Compatibilidade com famílias lógicas | Sim | Sim |
Múltiplos contatos | Não | Sim |
Contatos inversores | Não | Sim |
Isolamento(isolação) | Elevada | Elevada |
Vida util | Elevada | Média |
Capacidade de sobrecarga | Baixa | Média |
Interferências (centelhamento) | Não | Sim |
Ruído funcionamento | Baixo | Elevado |
Estabilidade de comutação | Boa | Boa |
Corrente de fuga em repouso | Desprezível | Nenhuma |
Tipo biestáveis *(NA/NF) | Não | Sim |
Queda de tensão de carga | Desprezível | Nenhuma |
Capacidade de excitação | Boa | Excelente |
Deterioração dos contatos | Não | Sim |
Proteção contra sobrecarga | Elevada | Nenhuma |